Novas perspectivas 1920x560

Novas Perspectivas da Criminologia

Matricule-se já
    Aula 01
  • Introdução ao curso - Prof. Dr. Sérgio Salomão Shecaira
    • Seja bem-vinda(o) ao curso "Novas Perspectivas da Criminologia"
    • Introdução - Prof. Dr. Sérgio Salomão Shecaira
  • Aula 02
  • Cárcere e o Voto. A morte social pela suspensão de direitos políticos do condenado.
    • Cárcere e o Voto. A morte social pela suspensão de direitos políticos do condenado. Prof. Luigi Giuseppe Barbieri Ferrarini
    • Avaliação da aula
    • Texto de apoio: Carcere e o Voto. A morte social pela suspensão de direitos políticos do condenado.
  • Aula 03
  • Criminologia queer
    • Criminologia queer. Prof. Clara Moura Masiero
    • Avaliação da aula
    • Texto de apoio: Criminologias Queer
  • Aula 04
  • Criminologia cultural sob a ótica do sul global.
    • Criminologia cultural sob a ótica do sul global - Prof. Julia de Moraes Almeida
    • Avaliação da aula
    • Texto de apoio: A abolição não virá do STF_ a criminalização da cultura periférica e o caso do Rennan da Penha
    • Texto de apoio: O caso da região da luz sob o aporte da criminologia cultural- uma análise latino-americana dos grafites
  • Aula 05
  • Criminologias: a teoria feminista e o sistema jurídico.
    • Criminologias: a teoria feminista e o sistema jurídico - Prof. Maria de Fatima Cabral Barroso de Oliveira
    • Avaliação da aula
    • Texto de apoio: Violência contra mulheres e a crítica jurídica feminista: breve análise da produção acadêmica brasileira
  • Aula 06
  • As mulheres nas teias da expansão do sistema penal: autoras e vítimas.
    • As mulheres nas teias da expansão do sistema penal: autoras e vítimas - Prof. Mariana Lins de Carli Silva
    • Avaliação da aula
    • Texto de apoio: SILVA, Mariana Lins de Carli. As mulheres nas teias da expansão do sistema penal_autoras e vítimas
    • Avaliação do curso

Descrição do curso

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) inaugura seu primeiro curso 100% EAD voltado para um dos temas mais relevantes para o Instituto: a Criminologia. Composto por seis aulas, o curso “Novas Perspectivas da Criminologia” abordará de forma minuciosa conceitos atuais e relevantes, que ajudarão a compreender fenômenos da atualidade relacionados à criminalidade, ao criminoso, à vítima e ao controle social.

A primeira aula – apresentada pelo professor titular da Faculdade de Direito da USP, Sérgio Salomão Shecaira, um dos fundadores do IBCCRIM e membro do Conselho Consultivo do Instituto – traça um panorama das correntes criminológicas estudadas ao longo do tempo, como as Teorias do Consenso, as do Conflito e a Criminologia Crítica.

A partir dos conceitos trazidos sobretudo pela Criminologia Crítica, que surgiu em meados dos anos 1970, o curso do IBCCRIM traz novos temas que atravessam e atualizam esse campo, como as Criminologias Feminista, Queer e Cultural, sob a perspectiva do sul global, além de abordar a restrição ao voto dos condenados no Brasil Brasil e a dinâmica das mulheres na expansão do direito penal. “São discussões de temas poucos versados pela criminologia tradicional”, afirma Shecaira.

O corpo docente desta edição é composto por Clara Masiero (Criminologia Queer), Fátima Cabral (Criminologias: a teoria feminista e o sistema jurídico), Julia de Moraes Almeida (Criminologia cultural sob a ótica do sul global), Luigi Giuseppe Barbieri Ferrarini (Cárcere e o Voto. A morte social pela suspensão de direitos políticos do condenado.), Mariana Lins de Carli Silva As mulheres nas teias da expansão do sistema penal: autoras e vítimas) e Sérgio Salomão Shecaira (Introdução do curso).

Estude no seu tempo

As aulas serão disponibilizadas na plataforma EADBOX, na qual o estudante inscrito pode assistir ao conteúdo em até 7 dias, no horário em que quiser, para registro de frequência. A plataforma também permite baixar os materiais de cada aula, enviar perguntas e emitir o certificado de conclusão, que só será disponibilizado após todas a transmissão até o fim de todas as aulas.

Categoria: 100% EAD IBCCRIM

Professores

Sérgio Salomão Shecaira
Professor Titular da Universidade de São Paulo em regime de dedicação integral à docência e pesquisa. Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1982), Especialização em Direito Público (1987), Mestrado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (1991), Doutorado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (1997), Livre-docência em criminologia (2004). ex-chefe do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia. Pós doutorado na Universidade do País Vasco (2012). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia. É ex-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM.

Clara Moura Masiero

É doutora em Direito pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS), com bolsa CAPES e período sanduíche no Instituto Andaluz Interuniversitario de Criminología (IAIC) da Universidad de Málaga (UMA), sob orientação do Prof. José Luis Díez Ripollés. Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Pós-Graduada em Direito Penal Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito de Coimbra (IDPEE/IBCCRIM) e possui Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora de Direito Penal e Processual Penal da Universidade São Judas (SP). Coordenadora-chefe de Cursos do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) no biênio 2019/2020. Pesquisa na área de Direito, com ênfase em Penal, Processo Penal e Criminologia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal" (GPESC/PUCRS) e membro do Grupo Espanhol de Política Legislativa Penal (GEPLP).


Julia de Moraes Almeida

Mestranda em criminologia na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Advogada e bacharel também pela USP com período de intercâmbio na Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne. Tem experiência na área de Direito Penal, Criminologia Cultural, Direito à Cidade e Administração Pública. Durante a graduação, participou de atividades de pesquisa e extensão universitária, especialmente no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e no Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade (GDUCC). Pesquisadora em São Paulo, SP, nas áreas de criminologia, urbanismo e cultura popular. Associada ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), à Latin American Studies Association (LASA), à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) e ao International Research Group on Law and Urban Space (IRGLUS). Também integra as redes internacionais de pesquisa da University of Pittsburgh (The Center for Latin American Studies - CLAS, Estados Unidos). É Coordenadora Nacional da Rede Brasileira de Saberes Descoloniais. Formou o NEF USP - Núcleo de Expressão Feminina. É Coordenadora do Núcleo Direito, Cidade e Cultura (NDCCult - FDUSP). 

Maria de Fatima Cabral Barroso de Oliveira

Pós-doutoranda da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo no departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia.Linha de pesquisa: Criminologia e Política Criminal. Doutora e mestra na área de Letras Modernas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) no programa Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - linha de pesquisa: Linguagem, Educação e Sociedade nas perspectivas sociolinguísticas, discursivas, educacionais e ideológicas. Graduação e especialização em Direito Penal e Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), - é advogada e coordenadora/professora de cursos da Escola Superior de Advocacia - ESA, subseção da Ordem dos Advogados do Brasil -OAB/SP, Mediadora/Conciliadora e participante do Grupo de Pesquisa em Educação, Discurso, Identidade e Mídia - EDIM (FFLCH-USP).sob a coordenação da Profa. Dra. Anna Maria Gramático Carmagnani. Parecerista da Revista Quaestio Iuris (Qualis B1, Direito e Qualis A2, Filosofia)


Mariana Lins de Carli Silva

É mestranda em Direito Penal e Criminologia pela Universidade de São Paulo e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: atuação do sistema de justiça criminal, encarceramento e sistema penitenciário, mulheres encarceradas, familiares de pessoas presas, audiências de custódia, violência contra mulheres e feminicídio.


Luigi
 Giuseppe Barbieri Ferrarini

Doutorando e Mestre em Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2013), com período de intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra (2010). Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (2017). Editor-chefe do Boletim de Ciências Criminais do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM, 2019).

Comece agora

Matricule-se já
Novas perspectivas v1